domingo, 3 de julho de 2011

Rita Hayworth na Ilha de Moçambique

Sim, é verdade, Rita Hayworth esteve na Ilha de Moçambique.

Hayworth foi casada com S.A.R. o Princípe Aly Khan (Aga Khan) entre 1949-1953 (embora se tenham separado em 1951), do qual teve a sua filha Yasmin Aga Khan.

O Princípe Aly (Aga) Khan, tal como os seus antepassados e o seu sucessor, o actual Aga Khan (princípe Karim Aga Khan IV), era o líder espiritual dos crentes muçulmanos ismaelitas. Rita Hayworth no aeródromo do Lumbo.


Ponte cais da Ilha de Moçambique.

Nessa qualidade, tendo a sua sede em Nairobi (Quénia) e existindo uma numerosa comunidade ismaelita em Moçambique, o princípe ali se deslocou em 1950 (em data que não temos como certa), acompanhado da então sua esposa, Rita Hayworth, vindo o casal a separar-se em 1951 e divorciando-se formalmente em 1953. O mito sobre o princípe Aly Khan consistia em ser-lhe oferecido, aquando das suas visitas às comunidades ismaelitas de Moçambique, o seu peso em ouro (versão nunca confirmada). Não foi a primeira, nem seria a última visita do dirigente religioso a Moçambique, tendo visitado Lourenço Marques em 1958. Avião que transportou S.A.R. Aly Khan e Rita Hayworth à Ilha de Moçambique.

O que é certo é que o avião De Havilland que os transportou, aterrou no pequeno aeródromo do Lumbo, após o que o casal e seus acompanhantes visitaram a Ilha de Moçambique, fazendo a tavessia num dos pequenos barcos que ligavam o continente e o cais de aportagem.


Segundo Rita Hayworth, «Ali era um na Europa e outro no seu país». Enquanto chefe religioso, ele próprio "conformava" o mundo. Os ismaelitas (muçulmanos) não podem beber álcool, mas Ali Khan bebia (champanhe, principalmente). Ele mesmo determinou que quando o álcool chegava à sua boca, transformava-se em água. Se ele era representante de Deus, podia tudo…
O casal ficou alojado, ao que se pensa, na casa de João Ferreira dos Santos, apesar de ter passado no Hotel Raposo, no Lumbo.


Senhor Raposo (o primeiro, ao lado esquerdo), que recebeu o casal Khan no seu hotel do Lumbo. Aly Khan e Rita Hayworth na ponte cais do Lumbo, antes de embarcarem para a Ilha de Moçambique.





A visita do casal foi motivo de alguma euforia nos meios locais da época, saindo excursões de Nampula para a Ilha com o fim de verem a "diva" do cinema. José dos Reis Bravo integrou-se num desses grupos, tendo registado o acontecimento.
Rita casou cinco vezes (com Edward C. Judson, Orson Wells, Aly Khan, Dick Haymes e James Hill), tendo-se divorciado outras tantas.
Aspecto da Ilha de Moçambique.

A visita de Hayworth à Ilha de Moçambique pode não ter sido muito significativa, mas constituiu momento de glamour e projecção da então colónia portuguesa.


Postal da Ilha de Moçambique.





Terá dito Rita Hayworth, «A maioria dos homens apaixona-se por Gilda [uma das suas mais notáveis personagens], mas acorda comigo» e ainda, «Basically, I am a good, gentle person, but I´am attracted to mean personalities».

5 comentários:

Jorge borges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge borges disse...

aqui um link para o filme da sua (Ali) à Ilha___http://www.youtube.com/watch?v=xDcw1tWIf34

guy disse...

O link é para um filme do que suponho ter sido outra visita à Ilha de SAR Ali Khan. Mas, de qualquer forma, esse filme e os outros postos por Jorgequartin são documentos notáveis. Bem haja

Luisa Hingá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luisa Hingá disse...

Boa tarde.
Sou uma das administradoras do blogue Voando em Moçambique e venho solicitar autorização para lá colocar estas duas fotos.
Parabéns pelo blogue.
Cumprimentos.
Luísa Hingá