sábado, 5 de março de 2011

Breve memória familiar e comercial da África Oriental portuguesa (0) - Macuana, apontamento introdutório

A manutenção da expansão marítima comercial árabe, reformulada pela fixação portuguesa na Ilha de Moçambique (capital da Província até 1898, ano em que Lourenço Marques lhe sucedeu) e em Angoche, bem como a instalação de importantes serviços coloniais, com destaque para os comandos militares nos finais do séc. XIX, e para as actividades extractivas e cinegéticas (particularmente a obtenção de marfim), justificam o importante papel de toda a região da chamada «Macuana» como catalizador do processo de desenvolvimento histórico e sócio-económico do Norte do território.




A Ilha de Moçambique no início dos anos 50 do séc. XX.

De acordo com o Plano de Estrutura, a cidade de Nampula terá sido fundada em 1907. Foi após as campanhas de "pacificação" do interior do território, tendente a confirmar a ocupação imposta pelas determinações da Conferência de Berlim de 1885, levadas a cabo por Neutel de Abreu e outros chefes militares, nas quais se logrou a aliança com o célebre régulo Mucapera , que a povoação de Nampula foi criada (pela Portaria n.º 11600, de 22 de Agosto de 1920).

Mouzinho de Albuquerque e seu séquito.

Entre 21 de Julho de 1917 e Julho de 1921, a localidade funcionou como Comando Militar da Macuana, designação pela qual era então conhecida a região que corresponde sensivelmente à actual Província de Nampula.

Avenida prinicipal de Nampula (depois denominada Marechal Carmona e actualmente Paulo S. Kankhomba)

Em Julho de 1921 a povoação foi elevada a sede da Circunscrição dos actuais distritos de Nampula e Murrupula. Em 30 de Outubro de 1934, a povoação foi elevada à categoria de Vila, designada de Nampula. Um ano depois, em 1 de Janeiro de 1935 a vila ascendeu à categoria de capital dos distritos de Moçambique e Niassa, que incluia as actuais Províncias do Norte do País. A estrutura actual da Cidade começou a ganhar forma a partir dessa altura.

A 22 de Agosto de 1956, a Vila ascendeu à categoria de Cidade. A importância política, económica e estratégica da povoação de Nampula começou a evidenciar-se na década de 30 do século passado, como resultado do desenvolvimento da povoação criada a partir do Posto Militar instalado em 1907, e da transferência da capital do então distrito de Moçambique, da Ilha de Moçambique para Nampula, em 1934.

Embora originariamente Nampula tenha sido um importante centro militar, gradualmente desenvolveu-se como centro administrativo, agrícola e comercial para toda a região Norte de Moçambique.

Aspecto de Nampula, escadaria em frente ao Palácio das Repartições (antigo Parque Salazar, entretanto reformulado).

Sem comentários: