sábado, 18 de junho de 2011

Breve memória familiar e comercial da África Oriental portuguesa (XI) - José dos Reis Bravo no Entreposto Comercial de Moçambique

A manutenção de José dos Reis Bravo na gerência do Café Nacional (do Hotel Raposo) foi bem sucedida. Contudo, o contraste entre formas mais modernas de encarar a gestão do estabelecimento e de pessoal com visões mais conservadoras, gerou alguns atritos e equívocos. Essas vicissitudes levaram José dos Reis Bravo a procurar uma actividade mais autónoma e descomprometida relativamente à família e ao tio Domingos dos Reis.
É admitido a trabalhar no Entreposto Comercial de Moçambique, grupo económico em fase de plena expansão. José dos Reis Bravo (no escritório do Entreposto)



José dos Reis Bravo passa a ser colaborador do Entreposto Comercial de Moçambique (ECOMO), como escriturário, na sucursal de Nampula em 1951. Os gerentes da sucursal eram o ex-administrador João Quadros - tio dos irmãos Quadros, Rui (caçador profissional), Maria João (cantora) e Nuno (actualmente proprietário do Bar referência de Maputo, Kampfumo) - e o Senhor José Deodoro da Cruz, pai de Hermínio Cruz, que foi conhecido e reputado professor de Matemática em Nampula.


O grupo empresarial Entreposto foi fundado em 1926 com a constituição da Sociedade Agrícola do Sena, Ld.ª, depois transformada na Companhia Nacional Algodoeira, SARL. Só em 1943 o Grupo Entreposto aparece como grupo financeiro, envolvendo um conjunto crescente de empresas visando objectivos específicos, subordinadas a políticas empresariais comuns. Em 1943 é reestruturada a Companhia Nacional Algodoeira, incorporando a actividade desenvolvida pela Companhia de Moçambique; em 1946 é constituída a Moçambique Industrial, para o fabrico de óleos alimentares e sabões; em 1947 é criado o Entreposto Comercial de Moçambique, que passará a representar as marcas Mercedes-Benz, Peugeot e Massey -Ferguson; só em 1955 é criada a Companhia Industrial do Monapo, para produção de óleos alimentares e sabões; em 1964, seriam agrupadas na Moçambique Florestal as actividades madeireiras até aí cometidas à Companhia de Moçambique e pelo Entreposto Comercial de Moçambique. Ao grupo esteve sempre ligada a família Dias da Cunha, como administradores. Sede do Sporting Clube de Nampula (em dia de festa) José dos Reis Bravo Sede do Sporting Clube de Nampula (em contrução)


José dos Reis Bravo continua a desenvolver intensa actividade desportiva, em várias modalidades, sempre fiel ao Sporting, nas quais estabelece amizades duradouras. Chegou a jogar pelo Clube Niassa e a integrar a equipa de Basquetebol do Entreposto.Equipa de basquetebol do Entreposto Comercial de Moçambique (José dos Reis Bravo à direita, na linha de baixo)


José dos Reis Bravo permanece a trabalhar no Entreposto até 1953, ano em que é incorporado no serviço militar.

2 comentários:

jabnunes disse...

Excelente, Jorge. Uma fatia da história de Nampula. Um pedaço da história da Família Reis Bravo.
Bravo! Bravo! Bravo!
JABarretoNunes

bushman disse...

Viva! Como gostei de ler as suas memórias de Nampula e principalmente qdo refere o Sr José Deodoro da Cruz que juntamente com a mulher a sr dnª Paulina foram os meus avós na minha pré adolescência. Conheci ainda o filho que na altura dava aulas na Neutel de Abreu.Bem haja pelas lembranças que me trouxe.

Um abraço fraterno.

Ilídio Guedes