sexta-feira, 20 de julho de 2007

Início de actividade

«Petromax» é um instrumento que ilumina a noite ou a escuridão. É uma espécie de lampião com uma pega, alimentado geralmente a petróleo ou álcool desnaturado, que era preferido por não deixar evolar um cheiro tão intenso.
Na África da minha infância costumava substituir, de ordinário, a «luz eléctrica», a partir de uma certa hora da noite ou quando falhava a electricidade.
Era uma luz tímida, toda doméstica e benigna. Mas lia-se, à sua luz. E contavam-se histórias, de aventuras, algumas, outras de terror (hoje seria de «suspense»).
A sombra que criava era também maior, e essa era um pouco assustadora. Mas não importava muito, porque, pouco depois, íamos dormir.

Não tenho a presunção de «iluminar» seja o que for. Como o «petromax», contentar-me-ei a fazer a luz suficiente para tentar impedir as trevas e os tropeções.
Gostava de começar este blog parafraseando uma antiga máxima, segundo a qual a felicidade - que é, ou deve ser o fim último do Homem (e não a excelência ou a perfeição) - é «um instrumento tão complexo que falta sempre uma peça».
A isso - e pouco mais - se resume a «declaração de interesses» ou de «início de actividade».
Por aqui poderá passar o debate sobre a actualidade, sobre ideias e cultura (especialmente sobre livros em português), viagens, iniciativas públicas, artísticas, científicas e outros temas que certamente vão surgir.

Sem comentários: